Crescimento de 5,1% no 1º Tri/2018

O franchising brasileiro mantém sua trajetória de recuperação gradual frente a um cenário com demanda irregular e incertezas no campo político. No primeiro trimestre deste ano, a receita do setor registrou um crescimento nominal de 5,1% em relação ao mesmo período de 2017. O faturamento passou de R$ 36,890 bilhões para R$ 38,762 bilhões. Considerando-se os últimos 12 meses, o crescimento foi de 7% (variação de R$ 154,426 bilhões para R$ 165,190 bilhões). É o que revela a Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising.

Analisando-se o quadro macroeconômico brasileiro, nota-se que, embora as expectativas iniciais do ano fossem mais otimistas, houve o agravamento de alguns indicadores importantes: aumento do desemprego, tímido crescimento do PIB, baixa produção industrial e retração da demanda verificada também em vários segmentos do Varejo. Do lado positivo, tivemos uma inflação baixa e sob controle e melhoras nos índices de confiança, ainda que de forma irregular. As incertezas políticas, especialmente no campo eleitoral, continuam a afetar os mercados, o que, unido aos fatores já citados, criou um ambiente complexo e de crescimento gradativo.

“Frente ao atual cenário da economia brasileira, consideramos este desempenho positivo, pois foi registrado em um período de inflação muito baixa – ao contrário do primeiro trimestre de 2017 – e de início da recuperação de uma das mais longas crises que o País já viveu. O franchising continua a investir na eficiência de suas operações, no desenvolvimento de formatos mais enxutos e na busca de novos mercados, canais de venda e públicos como forma de manter seu desenvolvimento. A inovação, especialmente a incremental, também tem um papel importante e tende a se fazer mais presente nos próximos anos”, afirma Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF.

Segmentos de Alimentação e Limpeza e Conservação

Fazem parte dos destaques neste crescimento os segmentos de Alimentação e Limpeza e Conservação, ambos com um crescimento de 6,6%, semelhante ao registrado no mesmo período do ano passado. Um dos mais tradicionais segmentos do franchising, Alimentação vem apresentando um aumento de receita em ritmo constante, em virtude, principalmente, do aprofundamento do hábito de se alimentar fora de casa, do reconhecimento de suas marcas e das constantes ações de comunicação para atrair o consumidor. Já o resultado de Limpeza e Conservação foi alavancado por sua expressiva taxa de expansão em unidades no período (4,9%) e pela busca por parte de clientes corporativos por alternativas mais competitivas de manutenção.

Projeções

Com base nos dados do 1º trimestre de 2018, a ABF revisa suas projeções para o fechamento do ano. A entidade projeta que o crescimento do setor deve ser entre 7% a 8% em termos de faturamento, 3% em número de unidades, 3% em volume de empregos diretos e que o número de redes franqueadoras deve ser estável.

O presidente da ABF observa ainda que “vamos acompanhar de perto o desenvolvimento dos indicadores macroeconômicos e no campo político, cuja melhora pode abrir caminho para um desenvolvimento mais vigoroso do franchising nacional nos próximos trimestres”.

Grupo Oportunidade

O Grupo oferece variados modelos de negócio de fácil operação, com todo o suporte e diversos valores de investimento. Entre suas redes estão Sr. Sorvete e Wash Quality, que fazem parte dos segmentos que apontaram maior crescimento no franchising brasileiro neste 1º Semestre/2018.

A Sr. Sorvete, traz toda a tradição e alta qualidade dos mais de 20 anos de experiência do sócio-fundador e chef Gelatiere, Leandro Sambini. A fábrica conta com modernos equipamentos de última geração para maior precisão na fabricação de seus produtos. A rede oferece um variado mix de produtos, sendo 100 sabores de sorvetes de massas homologados, além de picolés, paletas mexicanas, taças, milk-shakes, açaí, café, chocolate quente entre outros. Hoje, a franquia de sorveteria, Sr. Sorvete, possui 13 unidades nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e no Rio de Janeiro. Em breve inaugurará uma unidade em Recife, além de outra unidade no Rio de Janeiro e Santa Catarina. A marca é chancelada com o Selo de Excelência em Franchising de 2018.

A Wash Quality nasceu da necessidade de se encontrar sistemas alternativos de limpeza para enfrentar a crise hídrica. Com apenas 2 litros de água é possível lavar um automóvel, enquanto um lava jato utilizaria quase 300. Como facilidade para o franqueado, a rede de nanofranquias oferece um modelo de negócio de fácil operação, com investimento muito baixo e retorno em curto prazo.